terça-feira, 19 de julho de 2011

Vereadores da cidade de Fronteira são presos em MG


Nove políticos foram presos quando participavam de audiência em fórum.
Segundo MPE, eles são suspeitos de desvio de dinheiro público.


Nove vereadores da cidade Fronteira, no Triângulo Mineiro, foram presos nesta terça-feira (19) quando iriam participar de uma audiência no fórum de Frutal, cidade da mesma região. O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público Estadual, que investiga um suposto desvio de dinheiro público por meio de pagamentos indevidos de verbas indenizatórias.
De acordo com o MPE, foram presos preventivamente os vereadores Maurílio Carlos de Toledo, Raidar Mamed, Sileide Nunes do Nascimento Faitaroni, João Veraldi Júnior, Nildomar Lázaro da Silva, José Marcelo Soares dos Santos, Eduardo Florêncio de Souza, Daniel dos Reis Linhares Pontes e Samer Saroute. Eles respondem na justiça pelo crime de peculato – quando a pessoa usa de um cargo público para desviar dinheiro público.
Os políticos suspeitos também foram afastados de suas funções a pedido do MPE. Segundo o órgão, eles ainda não perderam os cargos em definitivo.
O suposto uso indevido de dinheiro público, de acordo com as investigações, teria ocorrido entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010. Em fevereiro de 2011, os políticos foram processados pelos crimes de formação de quadrilha e peculato e por atos de improbidade administrativa relacionados ao enriquecimento ilícito.
Ainda segundo as investigações, em março de 2011 o MPE descobriu que em janeiro do mesmo ano, os políticos teriam contratado uma empresa de auditoria, por meio da Câmara Municipal, para auxiliar nos trabalhos das defesas dos políticos.
O Ministério Público pediu o bloqueio dos bens dos políticos. Caso sejam condenados, os vereadores devem ter de ressarcir toda a quantia supostamente desviada dos cofres públicos. O processo corre em segredo de justiça.
Procurada pelo G1, por volta das 16h, a Câmara Municipal de Fronteira informou que ainda não tinha um posicionamento oficial sobre o caso, pois advogados e representantes acompanham audiências na cidade de Frutal.
 
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário